TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Sete Povos das Missões - resumo, história

História sobre os Sete Povos das Missões, resumo, o que foi, missões jesuítas e as cidades.

Ruínas da Igreja de São Miguel das Missões
Ruínas da Igreja de São Miguel das Missões

 

Missões jesuíticas


A região das Missões jesuíticas a leste do rio Uruguai incluía o estado do Rio Grande do Sul, parte de áreas de Santa Catarina e Paraná e do Uruguai. No século XVII, a Companhia de Jesus chegou na região com o objetivo de criar reduções, muitas das quais se tornaram importantes cidades. Em poucos anos, criaram trinta aldeias, onde os guaranis adotaram um estilo de vida sedentário. Depois de muitos tratados, guerras e diferentes administrações, os Sete Povos das Missões passaram definitivamente para o governo brasileiro. Essa região também é conhecida como “El Fita” (que em guarani significa “o caminho no mar”).



As Sete Cidades



São Francisco Borja


Foi fundada pelo padre Francisco García, sendo a primeira das setes cidades a ser criada. Em 1707 tinha 2814 habitantes. Corresponde à cidade atual de São Borja.



São Luis Gonzaga


Originou-se a partir da transferência, em 1687, de 2922 pessoas que anteriormente habitavam as reduções de São Joaquim e Santa Teresa. Sua fundação foi liderada pelo padre Alfonso del Castillo. Em 1707, sua população foi reduzida a 1997 pessoas. Deu origem à moderna cidade de São Luiz Gonzaga.



São Nicolau


Foi fundada pelo padre Roque González de Santa Cruz em 1626, mas seus habitantes foram expulsos pelos bandeirantes. Passaram então para o território argentino, onde fundaram a redução dos Apóstolos, para a qual os refugiados de Tapés também se dirigiram. Em 12 de fevereiro de 1687, São Nicolau foi refundada no Rio Grande do Sul. Chegou a possuir 7751 pessoas em 1732 e deu origem à moderna cidade de São Nicolau.



São Miguel Arcanjo


Foi fundada pelo padre Cristóbal de Mendoza em 1632, mas, ao serem atacados por bandeirantes, seus habitantes também tiveram de abandonar o lugar, refugiando-se na cidade de Conceição, no Paraguai. Em 1687 cerca de 4195 pessoas retornaram.



São Lourenzo Mártir


Foi fundada em 1690 com os nativos de Santa Maria Maior. Em 1731 havia 6400 habitantes nessa cidade. Seus remanescentes estão localizados em São Lourenço das Missões.



São João Batista


Foi fundada pelo padre Antonio Sepp e, graças às suas habilidades, a cidade apresentou um alto nível de atividade cultural. Suas ruínas estão localizadas na cidade de Entre-Ijuís.



Santo Anjo Guardião das Missões


Foi fundada em 1707 por habitantes remanescentes de Conceição, no Paraguai, sob o comando do padre Diego de Hasse. Atualmente, corresponde à cidade gaúcha de Santo Ângelo.

 

Você sabia?

 

- As ruínas de São Miguel das Missões (região noroeste do estado do Rio Grande do Sul) é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

- A região toda é um importante polo turístico (histórico e cultural) no Rio Grande do Sul.

 

- Um interessante local para se conhecer mais sobre a história dos Sete Povos da Missões é o Museu das Missões. Ele está localizado na avenida Borges do Canto, 242, São Miguel das Missões - RS.



Fontes


https://es.wikipedia.org/wiki/Misiones_Orientales

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/
article/Sete-Povos-das-Miss%C3%B5es/483393


https://sites.google.com/site/flaviodanesse/uruguay-1/las-misiones-orientales


 

Bibliografia indicada:

 

Sete Povos das Missões - em quadrinhos

Autor: Vetillo, Eduardo

Editora: Cortez

Ano: 2012

Principais temas: História do Brasil Colonial, Jesuítas, Índios

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2018 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.