Confederação dos Cariris: o que foi, causas, objetivos e consequências
A Confederação dos Cariris foi uma resistência indígena ocorrida no século XVIII, no sertão nordestino, contra a colonização portuguesa e a exploração de suas terras e recursos.
![]() Cariris: luta contra a escravidão e ocupação territorial
|
O que foi (contexto histórico e causas)
A Confederação dos Cariris foi um movimento de resistência indígena, ocorrido no Nordeste brasileiro (principalmente Ceará), entre os anos de 1683 e 1713. A principal causa deste movimento foi a oposição dos indígenas da nação Kiriri à presença e ocupação dos portugueses em suas terras. Os indígenas também eram contrários a ação de portugueses que escravizavam indígenas, os vendendo como mercadoria.
Durante os trinta anos, ocorreram revoltas indígenas e conflitos armados entre indígenas e forças militares da região. Até mesmo bandeirantes paulistas foram chamados pelas forças oficiais para combater o movimento dos cariris.
Objetivos da Confederação dos Cariris
Os indígenas queriam que os portugueses ficassem longe de suas terras. Combatiam também a escravidão e a tentativa dos portugueses de dominar os nativos brasileiros. Queriam, portanto, expulsar os portugueses de suas terras.
Informações importantes, acontecimentos e características do movimento:
- Embora o Ceará tenha sido o principal palco dos conflitos entre indígenas e “homens brancos”, estes também se espalharam por terras de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.
- Após o ataque de bandeirantes paulistas, os conflitos se espalharam, trazendo para o campo de luta outros povos indígenas como, por exemplo, os anacés, acriús, tremembés e canindés.
- A Confederação dos Cariris contou com a participação dos seguintes povos indígenas: Crateús, Cariús, Cariris e Inhamuns.
- Em 1633, antes da Confederação dos Cariris, os indígenas cariris haviam se unido aos holandeses para atacar os portugueses no Rio Grande do Norte. O ataque ao forte dos Reis Magos não foi bem-sucedido, mas o evento mostra que já era antiga a revolta dos indígenas à presença portuguesa na região.
Como terminou
Em 1713, forças militares bem preparadas e armadas subiram o vale do rio Jaguaribe até o Cariri. Conhecedores do território, os militares mataram grande parte dos indígenas que encontraram na região. Desta forma, conseguiriam colocar fim ao movimento que ficou conhecido historicamente como Confederação dos Cariris.
Consequências:
- Redução significativa da população indígena devido aos confrontos e à repressão militar.
- Expansão da colonização portuguesa no sertão nordestino com maior controle sobre as terras indígenas.
- Intensificação da catequização forçada dos povos indígenas pelos missionários.
- Maior integração das terras ocupadas à economia colonial, especialmente na pecuária.
- Desestruturação das sociedades indígenas, com a dispersão de grupos e a submissão de sobreviventes ao trabalho forçado.
Conclusão
Embora não vitoriosa, a Confederação dos Cariris representou um importante marco na História do Brasil, no que se refere a posição de resistência de várias nações indígenas contra a presença dos portugueses em suas terras. O movimento, assim como outros ocorridos, demonstra que o índio brasileiro não ficou imóvel e apático à escravidão e tomada de suas terras. Pelo contrário, se revoltou, lutou e resistiu em defesa de suas terras, da liberdade e da manutenção de sua cultura.
__________________________
Atualizado em Jefferson Evandro Machado Ramos (graduado em História pela USP)
Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:
BOULOS JR., Alfredo. História do Brasil – Império e República. São Paulo: FTD, 1995.
CAMPOS, Raymundo. História do Brasil. São Paulo: Editora Atual, 1991.
BARBEIRO, Heródoto. História do Brasil. São Paulo: Moderna, 1978.