TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Cultura no Segundo Reinado - resumo, História do Brasil

Influência do Romantismo, resumo, teatro, literatura, pintura, principais artistas, temas e características culturais do período, contexto histórico

Carlos Gomes: importante músico brasileiro do Segundo Reinado
Carlos Gomes: importante músico brasileiro do Segundo Reinado

 

Introdução (contexto histórico)

 

O Segundo Reinado foi um período da História do Brasil entre os anos de 1831 (início do governo de D. Pedro II) e 1889 (Proclamação da República). Neste período, o Brasil seguiu o regime monárquico e foi governado pelo imperador D. Pedro II.

 

A cultura brasileira durante este período recebeu forte influência do Romantismo, movimento cultural que surgiu na Europa, nas décadas finais do século XVIII, ganhando força e chegando ao Brasil na primeira metade do século XIX. Portanto, grande parte dos artistas brasileiros seguiu os princípios e modelos literários e estéticos do movimento romântico em suas áreas de atuação.

 

Principais temas e ideais românticos presentes na cultura brasileira do Segundo Reinado:

 

- Nacionalismo e ufanismo (valorização de temas ligados à história, natureza e cultura brasileiras).

 

- Valorização dos sentimentos humanos.

 

- Abordagem de temas ligados a questões políticas e sociais.

 

- Liberdade de expressão.

 

Pintura


Na pintura, o Romantismo se fundiu com o Realismo e o Simbolismo durante este período. Os principais temas retratados pelos pintores desta época foram: cultura e vida indígena, personagens e fatos históricos, belezas da natureza do Brasil e tipos populares.

 

Entre os principais pintores deste período, podemos destacar: Pedro Américo, Debret, Victor Meirelles, Belmiro de Almeida, Rodolfo Amoedo e Rugendas.

 

Literatura

 

Foi na Literatura que as características do Romantismo ganharam grande expressão. Os escritores românticos valorizaram os sentimentos humanos, buscaram enfatizar as belezas naturais do Brasil, abordaram temas ligados aos problemas sociais e destacaram o papel do índio como um dos principais elementos da cultura brasileira.

 

No campo da Literatura, podemos destacar os seguintes escritores brasileiros: Machado de Assis, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

 

Teatro

 

No campo teatral, podemos destacar as obras de dramaturgia de Joaquim José da França Júnior e Martins Penas. Em suas obras (principalmente comédias e sátiras), buscaram mostrar de forma cômica os costumes da sociedade da época.

 

Música

 

Folclore brasileiro, temas dramáticos e populares foram enfatizados na música deste período. As óperas de Carlos Gomes são o grande destaque. Porém, podemos citar também as modinhas populares e as marchas de carnaval de Chiquinha Gonzaga. Vale lembrar também as obras musicais do pianista e compositor carioca Ernesto Júlio de Nazareth.


 

Bibliografia indicada:

 

O Século e o Império - tempo, história e religião no Segundo Reinado

Autor: Narita, Felipe Ziotti

Editora: Prismas

Ano de publicação: 2014

Temas do livro: História do Brasil Monarquia, Segundo Império

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2017 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.