TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Crise do Segundo Reinado - resumo, questões

Resumo das principais causas da crise do Segundo Reinado na História do Brasil, questões religiosa, militar e abolicionista, contexto histórico

Crise no Segundo Reinado (charge de Angelo Agostini)
Crise no Segundo Reinado (charge de Angelo Agostini)

 

Introdução (contexto histórico)

 

A crise do regime monárquico no Brasil, finalizada com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, pode ser explicada por vários problemas enfrentados por D. Pedro II na década de 1880. O regime monárquico, que já havia terminado em vários países, não teve capacidade de resolver questões sociais, políticas, econômicas e religiosas que faziam parte das novas necessidades do Brasil.

 

Principais questões que geraram a crise do Segundo Reinado no Brasil:

 

Questão Militar

 

Com o fim da Guerra do Paraguai, o Exército brasileiro ganhou grande relevância no cenário nacional. Os militares, movidos por ideais positivistas e republicanos, queriam participar mais da política brasileira. Porém, o regime monárquico não abria espaço para esta participação. Alguns conflitos entre estes dois poderes ocorreram na década de 1880, causando prejuízos políticos para D.Pedro II.

 

Com a criação do Clube Militar, presidido pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em 1887, as pressões sobre o regime monárquico aumentaram, acelerando seu enfraquecimento político.

 

Questão Religiosa

 

A interferência do imperador em assuntos da Igreja Católica não agradavam os religiosos. O imperador possuía poderes de indicar membros de cargos eclesiásticos e até vetar decisões do Vaticano. A insatisfação do clero católico brasileiro fez este apoiar a instauração da República no Brasil.

 

Questão Abolicionista

 

Com a Abolição da Escravatura em 1888, muitos fazendeiros, possuidores de grandes investimentos em mão-de-obra escrava, ficaram insatisfeitos e passaram a fazer oposição ao regime monárquico. Sem o apoio político dos latifundiários escravocratas, o imperador perdeu força, facilitando o crescimento do movimento republicano no país.


 

Bibliografia indicada:

 

Uma breve história da monarquia no Brasil

Autor: Santos, Hilário Xavier dos

Editora: Multifico

Ano de publicação: 2013

Temas do livro: História do Brasil Imperial, Monarquia

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2017 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.