TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Principais Personagens da História do Brasil

Listas com exemplos de personagens importantes da História do Brasil, políticos, líderes, governadores, jesuítas

Dom Pedro I: importante personagem da História do Brasil
Dom Pedro I: importante personagem da História do Brasil


Período Colonial

 

- Pedro Álvares Cabral – navegador português que chegou ao Brasil, comandando uma esquadra, em 1500.

 

- Martim Afonso de Souza – liderou a primeira expedição colonizadora ao Brasil em 1532.

 

- Tomé de Souza – primeiro governador-geral do Brasil.

 

- Padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta – chegaram ao Brasil no século XVI, dando início a catequização dos índios.

 

- Maurício de Nassau - governador holandês que administrou Pernambuco no século XVII, no contexto das invasões holandesas no nordeste brasileiro.

 

- Zumbi dos Palmares – escravo foragido, Zumbi foi líder do Quilombo de Palmares no final do século XVII. Passou para a história como um dos símbolos da resistência negra à escravidão.

 

- Tiradentes – líder da Inconfidência Mineira no século XVIII. É considerado um dos símbolos da luta brasileira contra a colonização portuguesa e pela independência do Brasil.

 

- Aleijadinho – um dos grandes artistas do Brasil Colonial. É considerado o mais importante escultor do período artístico conhecido como barroco mineiro.

 

- D. João VI – o rei de Portugal chegou com a corte portuguesa ao Brasil em 1808, dando início a várias ações modernizadoras no Rio de Janeiro.

 

Período Imperial

 

- D. Pedro I – líder do processo de Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, tornou-se o primeiro imperador brasileiro. Seu reinado durou de 1822 a 1831.

 

- José Bonifácio – passou para a História como sendo o “patrono da independência”, pois teve grande papel no processo de Independência do Brasil.

 

- D. Pedro II – segundo imperador brasileiro, cujo reinado durou de 1831 a 1889.

 

- Princesa Isabel – assinou a lei da Abolição da Escravatura em 1888 (Lei Áurea).

 

- Visconde de Mauá – empresário que investiu no desenvolvimento industrial e no sistema de transporte ferroviário do Brasil.

 

- Joaquim Nabuco – político e jornalista, foi de extrema importância na campanha abolicionista do Brasil.

 

Machado de Assis – um dos mais importantes e brilhantes escritores brasileiros de todos os tempos.

 

Período Republicano

 

- Marechal Deodoro da Fonseca: líder do movimento da Proclamação da República, que derrubou a monarquia e implantou o sistema republicano no Brasil em 15 de novembro de 1889.

 

- Getúlio Vargas: embora tenha governado de forma ditatorial durante o Estado Novo, GV foi importante no desenvolvimento industrial e na criação das leis trabalhistas em nosso país.

 

- Juscelino Kubitscheck: presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Além de ser o responsável pela construção da nova capital do Brasil, Brasília, seu governo representou muitos avanços nas áreas de desenvolvimento industrial, econômico e social.


 

Bibliografia indicada:

 

Brasil, uma História

Autor: Bueno, Eduardo

Editora: Leya Brasil

Ano de publicação: 2012

Temas do livro: História do Brasil

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2017 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.