Martim Afonso de Sousa - biografia resumida, quem foi
Saiba quem foi Martim Afonso de Sousa, biografia resumida, realizações deste importante personagem do início da História do Brasil
Martim Afonso de Souza: importante personagem no início da colonização do Brasil
|
Quem foi
Descendente dos Sousa Chichorro, e herdeiro direto de Lopo de Sousa e Brites de Albuquerque, Martim Afonso de Sousa foi um nobre administrador colonial e militar com importante participação histórica, principalmente na época do Brasil Colonial, no começo do século XVI.
Em 1532, o Brasil recebeu oficialmente sua primeira histórica capitania: de São Vicente. Como um administrador colonial, Martim Afonso de Sousa foi o primeiro donatário ao qual foi atribuída essa capitania, assim que as terras brasileiras foram divididas em capitanias hereditárias. Recebeu também, do rei português, a Capitania do Rio de Janeiro.
Além disso, Martim Afonso de Sousa foi um estudante de Navegação, Cosmografia e Matemática.
Nascimento e morte
Não se sabe ao certo qual foi a data, tampouco o ano de nascimento de Martim Afonso de Sousa. Porém, de acordo com estudos de historiadores, seu nascimento ocorreu entre 1490 e 1498, em Vila Viçosa, uma vila localizada no Distrito de Évora, em Portugal.
Sua morte é datada em 21 de julho de 1564, em Lisboa, capital portuguesa.
Biografia resumida
Como sendo um militar e descendente de uma família pertencente à nobreza, Martim Afonso de Sousa viveu sua vida na corte. Não demorou muito para que ele conseguisse a nomeação de pajem.
Abandonou o serviço do Duque de Bragança para trabalhar a serviços do Rei D. João III, que era seu amigo de infância.
No ano de 1521, Afonso de Sousa seguiu para a região de Castela (Espanha), onde acompanhou a corte da rainha viúva D. Leonor.
Em meados de junho de 1523, já em Castela, após se instalar na cidade de Salamanca, Martim Afonso de Sousa se casa com a nobre Ana Pimentel, uma mulher da família espanhola do reino de Castela.
Em 1531, o nobre administrador colonial dá início não apenas à sua carreira como navegador, mas também como guerreiro a serviço do Rei D. João III, que enviou uma armada ao território brasileiro.
Em 1533, ele foi nomeado o Capitão-Mor do Mar das Índias. E no mesmo ano, foi-lhe atribuída a Capitania de São Vicente, onde se tornou seu donatário até o dia de sua morte.
E em 21 de julho de 1564, Martim Afonso de Sousa faleceu na cidade de Lisboa. Seu corpo foi sepultado no Convento de São Francisco.
Sua importância histórica:
- Liderou a primeira grande expedição marítima que explorou a costa do Brasil
- Martim Afonso de Sousa foi o fundador da primeira vila brasileira (de acordo com o modelo de Portugal). Foi a Vila de São Vicente (atual cidade de mesmo nome, localizada no litoral do estado de São Paulo).
- Foi ele também que começou com a cultura de cana-de-açúcar no Brasil. Neste contexto, instalou o primeiro engenho: o Engenho São Jorge dos Erasmos (atualmente suas ruínas são consideradas Monumento Nacional).
- Martim Afonso de Sousa teve grande importância na expulsão dos franceses de Pernambuco.
Última revisão: 27/09/2019.
___________________________________
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:
- BUENO, Eduardo. Capitães do Brasil: a saga dos primeiros colonizadores. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
- HOLANDA, Sérgio Buarque; Campos, Pedro Moacyr; Fausto, Boris. História geral da civilização brasileira. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1963.
Bibliografia indicada sobre o tema:
Antigos Engenhos de Açúcar no Brasil
Autor: Pires, Fernando Tasso Fragoso
Editora: Nova Fronteira
Ano: 1994
Temas principais: História do Brasil Colônia, Engenhos, Ciclo da Cana-de-Açúcar