TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Martim Afonso de Sousa - biografia resumida, realizações, quem foi

Saiba quem foi Martim Afonso de Sousa, biografia resumida, realizações deste importante personagem do início da História do Brasil

Martim Afonso de Souza: importante personagem no início da colonização do Brasil
Martim Afonso de Souza: importante personagem no início da colonização do Brasil

 

Quem foi


Descendente dos Sousa Chichorro, e herdeiro direto de Lopo de Sousa e Brites de Albuquerque, Martim Afonso de Sousa foi um nobre administrador colonial e militar com importante participação histórica, principalmente na época do Brasil Colonial, no começo do século XVI.


Em 1532, o Brasil recebeu oficialmente sua primeira histórica capitania: de São Vicente. Como um administrador colonial, Martim Afonso de Sousa foi o primeiro donatário ao qual foi atribuída essa capitania, assim que as terras brasileiras foram divididas em capitanias hereditárias. Recebeu também, do rei português, a Capitania do Rio de Janeiro.


Além disso, Martim Afonso de Sousa foi um estudante de Navegação, Cosmografia e Matemática.



Nascimento e morte


Não se sabe ao certo qual foi a data, tampouco o ano de nascimento de Martim Afonso de Sousa. Porém, de acordo com estudos de historiadores, seu nascimento ocorreu entre 1490 e 1498, em Vila Viçosa, uma vila localizada no Distrito de Évora, em Portugal.


Sua morte é datada em 21 de julho de 1564, em Lisboa, capital portuguesa.



Biografia resumida



Como sendo um militar e descendente de uma família pertencente à nobreza, Martim Afonso de Sousa viveu sua vida na corte. Não demorou muito para que ele conseguisse a nomeação de pajem.
Abandonou o serviço do Duque de Bragança para trabalhar a serviços do Rei D. João III, que era seu amigo de infância.


No ano de 1521, Afonso de Sousa seguiu para a região de Castela (Espanha), onde acompanhou a corte da rainha viúva D. Leonor.


Em meados de junho de 1523, já em Castela, após se instalar na cidade de Salamanca, Martim Afonso de Sousa se casa com a nobre Ana Pimentel, uma mulher da família espanhola do reino de Castela.


Em 1531, o nobre administrador colonial dá início não apenas à sua carreira como navegador, mas também como guerreiro a serviço do Rei D. João III, que enviou uma armada ao território brasileiro.



Em 1533, ele foi nomeado o Capitão-Mor do Mar das Índias. E no mesmo ano, foi-lhe atribuída a Capitania de São Vicente, onde se tornou seu donatário até o dia de sua morte.


E em 21 de julho de 1564, Martim Afonso de Sousa faleceu na cidade de Lisboa. Seu corpo foi sepultado no Convento de São Francisco.



Sua importância histórica:

 

- Liderou a primeira grande expedição marítima que explorou a costa do Brasil



- Martim Afonso de Sousa foi o fundador da primeira vila brasileira (de acordo com o modelo de Portugal). Foi a Vila de São Vicente (atual cidade de mesmo nome, localizada no litoral do estado de São Paulo).


- Foi ele também que começou com a cultura de cana-de-açúcar no Brasil. Neste contexto, instalou o primeiro engenho: o Engenho São Jorge dos Erasmos (atualmente suas ruínas são consideradas Monumento Nacional).


- Martim Afonso de Sousa teve grande importância na expulsão dos franceses de Pernambuco.


 

Bibliografia indicada:

 

Antigos Engenhos de Açúcar no Brasil

Autor: Pires, Fernando Tasso Fragoso

Editora: Nova Fronteira

Ano: 1994

Temas principais: História do Brasil Colônia, Engenhos, Ciclo da Cana-de-Açúcar

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2018 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.