TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


França Equinocial - resumo, história, o que foi

O que foi a França Equinocial, resumo, história, invasão francesa no Brasil Colonial.

Franceses levantando uma cruz na colônia francesa no Brasil
Franceses levantando uma cruz na colônia francesa no Brasil

 

O que foi

 

Nome dado aos esforços de colonização da França no século XVII na América do Sul, em torno da linha do Equador. O assentamento foi feito no que hoje é a Baía de São Luís.


O império colonial francês no Novo Mundo também incluiu a Nova França, na América do Norte, e, por um período de doze anos, também a França Antártica, no atual Rio de Janeiro. Todos esses assentamentos violavam a bula papal de 1493, que dividia o Novo Mundo entre Espanha e Portugal.



História resumida


A França equinocial começou em 1612, quando uma expedição francesa partiu de Cancale, na Bretanha, sob o comando de Daniel de la Touche. Carregando quinhentos colonos, chegou na costa norte do que hoje é o estado brasileiro do Maranhão.


Os colonos logo fundaram uma aldeia que recebeu o nome de “Saint-Louis”, em homenagem ao rei francês Luís IX, mas ela não durou muito tempo. Um exército português reunido na Capitania de Pernambuco montou uma expedição militar que derrotou e expulsou os franceses em 1615. Alguns anos depois, em 1620, colonizadores portugueses e brasileiros chegaram a São Luís e ela começou a se desenvolver, com uma economia baseada na cana-de-açúcar e na escravidão.



Fontes:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a_Equinocial


https://bndigital.bn.gov.br/dossies/
franca-no-brasil/logicas-coloniais/ancoragens/
a-franca-equinocial/


 

Bibliografia indicada:

 

La Ravardière e a França Equinocial

Autor: Mariz, Vasco

Editora: Topbooks

Ano: 2007

Temas do livro: História do Brasil Colonial, Invasões Francesas no Brasil

Impressão


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2019 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.