TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Reconhecimento da Independência do Brasil

Quando ocorreu, nações que reconheceram, como foi o processo histórico, resumo, datas, contexto histórico

Aclamação de D. Pedro I (12/10/1822)
Aclamação de D. Pedro I (12/10/1822)

 

Introdução (contexto histórico)

 

A Independência do Brasil foi declarada por D. Pedro em 7 de setembro de 1822. Porém, o reconhecimento por parte das principais nações do mundo ocorreu somente alguns anos mais tarde.

 

Os países europeus demoraram mais efetivar o reconhecimento, pois eram signatários do Congresso de Viena de 1815. Logo, deveriam defender os sistemas absolutistas e colonialistas e combater os ideais liberais e emancipacionistas, que começaram a se propagar com força a partir da Revolução Francesa (1789).

 

Como foi o processo:

 

- Os EUA foram, motivados pela Doutrina Monroe (“a América para os americanos”), a primeira nação que reconheceu a independência do Brasil. Este reconhecimento ocorreu no mês de maio de 1824.

 

- A Grã-Bretanha, muito interessada no mercado consumidor brasileiro, intermediou o reconhecimento de Portugal, através do Tratado luso-brasileiro de reconhecimento. Este tratado, assinado em agosto de 1825, impôs algumas condições para o Brasil. A principal delas foi à indenização que o Brasil teve que pagar para Portugal no valor de dois milhões de libras esterlinas. Este valor foi emprestado pelos britânicos, dando início a dívida externa brasileira.

 

- No mesmo ano, 1825, a Grã-Bretanha reconheceu a independência brasileira.


 

Bibliografia indicada:


Movimento da Independência (coleção Reconquista do Brasil)

Autor: Lima, Oliveira

Editora: Itatiaia

Temas do livro: História do Brasil Monarquia, Independência do Brasil

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2017 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.