Ciclo do Diamante no Brasil Colonial
O Ciclo do Diamante foi uma fase econômica que ocorreu no Brasil nos séculos XVIII e XIX.
Escravos trabalhando num garimpo de diamantes
|
O que foi e contexto histórico
O Ciclo do Diamante é um termo usado para fazer referência a um período da História do Brasil Colonial em que ocorreu muita exploração desta pedra preciosa. O auge deste período ocorreu nos séculos XVIII e XIX, principalmente em regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
O ciclo teve início logo após as descobertas de minas de diamantes, feitas por bandeirantes paulistas. As primeiras minas de diamantes foram descobertas na segunda década do século XVIII, no Arraial do Tejuco, atual cidade mineira de Diamantina (região central de Minas Gerais).
O Ciclo do Diamante teve seu declínio em meados do século XIX, com a diminuição dos diamantes nas minas, fato ocorrido em função da intensa exploração em quase dois séculos de atividade.
Principais características do Ciclo do Diamante:
- A exploração e comercialização dos diamantes eram controladas por Portugal. A metrópole fiscalizava com o intuito de arrecadar impostos sobre esta lucrativa atividade econômica. Para aumentar o controle, a coroa portuguesa criou o Distrito Diamantino e a Intendência dos Diamantes. Esta última tinha como objetivo controlar e regularizar a distribuição de terras, com minas de diamantes, e cobrar os impostos.
- Grande parte da mineração de diamantes ocorreu no arraial de Tejuco (atual Diamantina) e na Comarca de Serro Frio (norte de Minas Gerais).
- A atividade mineradora de diamantes fez surgir várias vilas e aumentou a população das cidades próximas às áreas diamantíferas. A economia nestas cidades sofreu grandes mudanças, intensificando o fluxo de serviços.
- No garimpo de diamantes foi utilizada, principalmente, a mão de obra escrava de origem africana. Os escravos eram alugados pela coroa portuguesa aos donos de minas, atividade que também trazia grandes lucros para Portugal.
- Alguns donos de minas de diamantes se tornaram extremamente ricos neste período. Entre estas pessoas podemos citar o dono de minas João Fernandes de Oliveira.
____________________________
Artigo publicado em: 22/01/13 - Última revisão: 10/06/2021.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:
- CALDEIRA, Jorge. História da riqueza no Brasil: cinco séculos de pessoas, costumes e governos. Rio de Janeiro: Editora Estação Brasil, 2017.
- MESGRAVIS, Laima. História do Brasil Colônia. São Paulo, SP: Contexto, 2015.
Bibliografia indicada sobre o tema:
Breviário de Diamantina - uma história do garimpo de diamantes nas Minas Gerais (século XIX)
Autor: Martins, Marcos Lobato
Editora: Fino Traço Editora