TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Ciclo do Diamante no Brasil Colonial

O que foi, resumo, principais características do período, economia diamantífera, início, regiões diamantíferas, história da mineração

Escravos trabalhando num garimpo de diamantes
Escravos trabalhando num garimpo de diamantes

 

O que foi e contexto histórico

 

O Ciclo do Diamante é um termo usado para fazer referência a um período da História do Brasil Colonial em que ocorreu muita exploração desta pedra preciosa. O auge deste período ocorreu nos séculos XVIII e XIX, principalmente em regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

 

O ciclo teve início logo após as descobertas de minas de diamantes, feitas por bandeirantes paulistas. As primeiras minas de diamantes foram descobertas na segunda década do século XVIII, no Arraial do Tejuco, atual cidade mineira de Diamantina (região central de Minas Gerais).

 

O Ciclo do Diamante teve seu declínio em meados do século XIX, com a diminuição dos diamantes nas minas, fato ocorrido em função da intensa exploração em quase dois séculos de atividade.

 

Principais características do Ciclo do Diamante:

 

- A exploração e comercialização dos diamantes era controlada por Portugal. A metrópole fiscalizava com o intuito de arrecadar impostos sobre esta lucrativa atividade econômica. Para aumentar o controle, a coroa portuguesa criou o Distrito Diamantino e a Intendência dos Diamantes. Esta última tinha como objetivo controlar e regularizar a distribuição de terras, com minas de diamantes, e cobrar os impostos.

 

- Grande parte da mineração de diamantes ocorreu no arraial de Tejuco (atual Diamantina) e na Comarca de Serro Frio (norte de Minas Gerais).

 

- A atividade mineradora de diamantes fez surgir várias vilas e aumentou a população das cidades próximas às áreas diamantíferas. A economia nestas cidades sofreu grandes mudanças, intensificando o fluxo de serviços.

 

- No garimpo de diamantes foi utilizada, principalmente, a mão-de-obra escrava de origem africana. Os escravos eram alugados pela coroa portuguesa aos donos de minas, atividade que também trazia grandes lucros para Portugal.

 

- Alguns donos de minas de diamantes se tornaram extremamente ricos neste período. Entre estas pessoas podemos citar o dono de minas João Fernandes de Oliveira.


 

Bibliografia indicada:

 

Breviário de Diamantina - uma história do garimpo de diamantes nas Minas Gerais (século XIX)

Autor: Martins, Marcos Lobato

Editora: Fino Traço Editora

Ano: 2014

Temas principais: História do Brasil Colonial

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2017 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.