Revolta dos 18 do Forte de Copacabana: o que foi, causas e objetivos

A Revolta dos 18 do Forte foi uma insurreição tenentista de 1922 contra o governo oligárquico, marcada pela resistência de poucos soldados no Rio de Janeiro.

Revolta dos 18 do Forte de Copacabana
Revolta dos 18 do Forte de Copacabana

 

O que foi

 

A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi uma revolta tenentista ocorrida na cidade do Rio de Janeiro (capital do Brasil na época) em 5 de julho de 1922. Foi a primeira revolta tenentista da República Velha. Teve a participação de 17 militares e um civil.

 

Principais causas do movimento:

 

- Descontentamento dos tenentes com o monopólio político do poder no Brasil por parte das oligarquias (principalmente ricos fazendeiros) de Minas Gerais e São Paulo.

 

- Derrota do candidato fluminense Nilo Peçanha (apoiado pela maioria dos militares do Rio de Janeiro) para Arthur Bernardes (apoiado pela oligarquia de São Paulo).

 

- Prisão do Marechal Hermes da Fonseca, ex-presidente do Brasil e presidente do Clube Militar. A prisão de Hermes da Fonseca foi solicitada pelo presidente da República Epitácio Pessoa (também representante das oligarquias), pois o Marechal havia criticado o processo eleitoral que deu a vitória a Arthur Bernardes.

 

- Descontentamento dos tenentistas com as fraudes eleitorais que ocorriam no Brasil na época da República Velha.

 

- Fechamento do Clube Militar.

 

Objetivos principais:

 

- Queriam o fim da República Velha e do domínio das oligarquias no poder.

 

- Os militares, principalmente de baixa patente, defendiam um sistema político democrático para o Brasil.

 

- Sistema eleitoral justo, ou seja, sem fraudes (compra de votos, falsificações e uso da violência nas eleições).

 

Como foi o movimento

 

Embora o movimento tivesse sido planejado em várias unidades militares, somente o Forte de Copacabana e a Escola Militar se levantaram no dia 5 de julho de 1922. O forte foi bombardeado e a rendição dos rebeldes foi exigida.  O tenente Siqueira Campos e um grupo de militares rebeldes pegaram armas e marcharam pelas ruas em direção ao Palácio do Catete (sede do governo federal na época). Durante a marcha alguns militares desistiram, ficando apenas 17 que receberam o apoio na rua de um civil, totalizando 18. Os rebeldes foram cercados pela tropa do Governo Federal. Após forte tiroteio em frente ao posto 3 da praia de Copacabana, somente Siqueira Campos e Eduardo Gomes sobreviveram e foram presos. Os outros dezesseis integrantes do movimento foram mortos no combate.

 

Foto dos soldados nas ruas de Copacabana na Revolta dos 18 do Forte
Revolta dos 18 do Forte de Cabacabana: essa foto registra os 18 soldados marchando pela orla de Copacabana, em formação, rumo ao confronto final contra as tropas governistas, simbolizando coragem e resistência.

 

Principais consequências:

 

- Repressão e derrota dos insurgentes.

- Fortalecimento do movimento tenentista.

- Ampliação das críticas ao governo oligárquico.

- Impacto simbólico e memória histórica.

- Contribuição para a formação de novas lideranças políticas.

 

 

O legado da revolta

 

Embora não tenham conseguido atingir seus objetivos, os rebeldes da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana conseguiu estabelecer um importante marco na luta contra o domínio das oligarquias no poder. Esta revolta inspirou outros movimentos tenentistas no país como, por exemplo, a Coluna Prestes e a Revolta Paulista de 1924.

 

___________________________________

Atualizado em 28/01/2025

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).


 

Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:

 

NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República – da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016.

CARONE, Edgard. A Primeira República (1889-1930): texto e contexto. São Paulo: Difel, 1969.

 

Bibliografia indicada sobre o tema:

BORGES, Vavy Pacheco. Tenentismo e Revolução Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2007.



Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2025 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.