TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Abolicionistas brasileiros - nomes, exemplos, quem eram

Principais abolicionistas brasileiros, exemplos, quem eram, o que defendiam, resumo, ideais, atuação na abolição da escravidão

José do Patrocínio: importante abolicionista brasileiro
José do Patrocínio: importante abolicionista brasileiro

 

Quem eram

 

Abolicionistas eram pessoas ou grupos políticos brasileiros que defendiam, no final do século XIX (final do período monárquico), o fim da escravidão e a libertação dos escravos. Estes abolicionistas eram, geralmente, pessoas envolvidas na política, no sistema judiciário ou até mesmo profissionais liberais. Muitos deles eram descendentes de negros e ou negras.

 

Exemplos de abolicionistas brasileiros:

 

André Rebouças

 

Engenheiro nascido na Bahia, atuou junto com Joaquim Nabuco pela libertação dos escravos. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. Usou também jornais para publicar artigos contrários à escravidão.

 

José do Patrocínio

 

Foi um dos principais representantes do movimento abolicionista brasileiro. Era filho de uma escrava com um religioso (vigário). Jornalista, farmacêutico, escritor e ativista político, lutou pelo fim da escravidão até a assinatura da Lei Áurea.

 

Luís Gama

 

Jornalista e advogado baiano, era filho de uma africana com um fidalgo português.  Foi vendido como escravo pelo próprio pai quando tinha apenas 10 anos de idade. Atuou em São Paulo, onde ajudou a libertar cerca de mil escravos cativos. É considerado um dos principais representantes do movimento abolicionista brasileiro.

 

Tobias Barreto

 

Foi um filósofo, poeta e jurista sergipano. Era um defensor de uma sociedade baseada na justiça social e nos direitos iguais para todos. Usou suas poesias para atacar o sistema escravista e defender a libertação dos escravos. Seu principal poema foi “A escravidão” de 1868.

 

Joaquim Nabuco

 

Foi um importante diplomata, historiador, político e jornalista pernambucano. Apesar de ser monarquista, Joaquim Nabuco defendeu o fim da escravidão, mas de forma pacífica e conciliadora. Para ele, o processo para a abolição da escravidão deveria acontecer no âmbito do Parlamento.


 

Bibliografia indicada:


Abolicionistas brasileiros e ingleses

Autor: Rocha, Antônio Penalves

Editora: Unesp

Ano de publicação: 2009

Temas do livro: História do Brasil, Abolição da Escravatura, Abolicionismo, Joaquim Nabuco

 

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2017 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.