TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Governo Prudente de Morais - resumo, características

Principais realizações, características, resumo, Guerra de Canudos, aspectos políticos e econômicos

Prudente de Morais: presidente entre 1894 e 1898
Prudente de Morais: presidente entre 1894 e 1898


Introdução

 

O governo do presidente Prudente de Morais ocorreu entre 1894 e 1898. Foi o primeiro presidente civil do Brasil, finalizando o período conhecido como República da Espada. Republicano e paulista, Prudente de Morais saiu vencedor nas primeiras eleições da república, ocorridas em 1894.

 

Características de seu governo:

 

- Com seu governo, tem início o período da História do Brasil conhecido como República das Oligarquias. Nesta fase, que durou até 1930, os grandes fazendeiros de São Paulo e Minas Gerais tiveram influência e participação nos rumos políticos e econômicos do país.

 

- No campo político, seu governo foi marcado pela disputa entre dois grupos, representantes de interesses econômicos diferentes. Um grupo, mais forte, era o dos grandes fazendeiros da região sudeste que exigiam medidas que os favorecessem. Do outro lado, os industrialistas que exigiam maiores investimentos na industrialização do país.

 

- Tomou medidas no intuito de retirar da política os militares, colocando em seus lugares civis representantes dos grupos econômicos dominantes (principalmente cafeicultores). Estas medidas políticas favoreceram a descentralização do poder (defendida pelas oligarquias), característica combatida pelos militares que defendiam um sistema governamental mais centralizado.

 

- Combateu, com tropas militares federais, a Guerra de Canudos, ocorrida no sertão nordestino (interior da Bahia) entre 1896 e 1897. O movimento de Canudos tinha como causa principal a miséria do povo do sertão e, ao invés de resolver com políticas sociais, Prudente de Morais, com apoio dos latifundiários, resolveu o problema com uso de força militar e muita repressão.

 

- No campo econômico, o governo Prudente de Morais enfrentou crise e inflação elevada. Embora tenha adotado medidas para estimular a indústria, a insatisfação popular com os baixos salários e a carestia eram grandes tanto no campo quanto nas cidades.


 

Bibliografia indicada:

 

O Brasil Republicano (volume 1)

Autor: Ferreira, Jorge Luiz (organizador)

Editora: Civilização Brasileira

Temas do Livro: História do Brasil Republicano, Presidentes do Brasil

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2017 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.