Governo Itamar Franco

Itamar Franco foi presidente do Brasil entre os anos de 1992 e 1995.

Itamar Franco: presidente do Brasil de 1992 a 1994.
Itamar Franco: presidente do Brasil de 1992 a 1994.

 

Introdução: período de governo e como chegou à presidência

 

Itamar Franco foi o 33º presidente do Brasil. Ele era vice-presidente de Fernando Collor e assumiu assim que este foi afastado da presidência, em 1992, por um processo de impeachment.

 

O mandato presidencial de Itamar Franco durou de 29 de dezembro de 1992 até 1 de janeiro de 1995.

 

Principais realizações do governo Itamar Franco:

 

- Itamar governou o Brasil com o apoio parlamentar de uma ampla base política de centro-direita. O PSDB foi o principal partido a dar sustentação ao governo e teve grande participação. Mas o governo contou também com outros dois importantes partidos daquele momento: PMDB e PFL.

 

- Um dos grandes destaques do governo Itamar foi o lançamento do Plano Real. Encabeçado pelo ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso, o plano tinha como principal objetivo a redução e controle da inflação, que atingia números elevados até então. O Plano foi muito bem sucedido e atingiu, em pouco tempo, o resultado esperado. Nesse plano, foi criada também a nova moeda do Brasil, em vigor até os dias de hoje, o Real, que era forte, pois estava atrelada (âncorada) ao dólar.

 

- Em 1994, o Brasil foi afetado pela crise econômica mexicana, que atingiu quase todos países emergentes. Por tabela, muitos investidores tiraram seus investimentos desses países emergentes, inclusive do Brasil.

 

- Seguindo uma política econômica neoliberal, o governo Itamar deu continuidade a abertura econômica, iniciada no governo Collor.

 

- O sucesso do Plano Real colocou Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como um forte candidato a presidência do país, fato que ocorreu no final de 1994, na eleição presidencial. Itamar Franco apoiou Fernando Henrique nas eleições, importante fator na vitória de FHC.

 

- Os bons resultados do Plano Real também refletiram no crescimento da economia brasileira. Durante seu governo, o PIB cresceu 10%, enquanto que o PIB per capita (renda per capita) apresentou elevação de 6,7%.

 

- Em 1993, ocorreu o plebiscito (definido pela Constituição) para o povo escolher a forma e o sistema de governo (República ou Monarquia e Presidencialismo ou Parlamentarismo). O povo foi as urnas e escolheu manter o país do jeito que estava, ou seja, foi escolhida a República Presidencialista.

 

- Itamar Franco também realizou um bom trabalho no campo de combate à miséria no país, junto com Betinho, sociólogo e ativista dos direitos humanos.

 

Dados pessoais e vida política de Itamar Franco:

 

- Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em 28 de junho de 1930.

 

- Faleceu, aos 81 anos, na cidade de São Paulo, em 2 de julho de 2011.

 

- Antes de ser presidente do Brasil foi: Vice-presidente da República no governo Collor (1990 a 1992), Senador por Minas Gerais (1975 a 1990), prefeito de Juiz de Fora (de 1973 a 1974 e de 1967 a 1971).

 

- Após a presidência da República, Itamar Franco foi: Governador de Minas Gerais (entre 1999 a 2003) e novamente Senador por Minas Gerais (entre fevereiro e julho de 2011).

 

Logomarca utilizada no governo Itamar Franco

Logomarca utilizada no governo Itamar Franco.

 

 

_________________________________

Artigo publicado em: 07/02/2020 - revistado em 17/06/2021

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).


 

Fontes de pesquisa utilizadas:

 

- VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo, Scipione, 1998.

 

- FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.



Bibliografia indicada sobre o tema:

 

Itamar Franco: Homem Público Democrata e Republicano

Autor: Almeida, Francisco I. de

Editora: FAP



Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2023 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.