TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Primeira Missa no Brasil - história, resumo

Data, contexto histórico, como foi, resumo, história e significado, quem participou

A primeira missa no Brasil (obra de Victor Meirelles)
A primeira missa no Brasil (obra de Victor Meirelles)

 

História da Primeira Missa no Brasil

 

A primeira missa realizada no Brasil foi um marco histórico, pois simbolizou o início da entrada do cristianismo numa terra habitada por milhões de indígenas. Ela ocorreu no dia 26 de abril de 1500 (um domingo de Páscoa), quatro dias após a chegada dos portugueses ao Brasil, no litoral sul do atual estado da Bahia (região de Porto Seguro). Podemos saber alguns detalhes deste importante evento histórico-religioso, graças aos relatos do escrivão da esquadra de Cabral, Pero Vaz de Caminha.

 

Essa missa inaugural foi realizada pelo frei franciscano Henrique de Coimbra, que chegou ao Brasil na esquadra de Cabral. Segundo Caminha, a missa se realizou próxima a uma cruz de madeira que foi fincada na areia. A pregação do frei foi sobre o Evangelho do dia.

 

Participaram da missa os portugueses que faziam parte da expedição, cuja maioria era composta por marinheiros. Cabral e Caminha também estavam presentes. Este segundo fez um relato interessante, mostrando que muitos indígenas acompanharam pacificamente a missa católica, copiando muitos dos gestos e movimentos feitos pelos portugueses. Este fato, fez com que Caminha concluísse que a futura conversão dos nativos ao catolicismo seria uma missão fácil e tranquila.

 

A Segunda Missa no Brasil

 

A segunda missa católica realizada no Brasil ocorreu na região da foz do rio Mutari (Porto Seguro, Bahia), no primeiro dia de maio de 1500. Nesta ocasião, Cabral batizou a terra “descoberta” com o nome de Ilha da Vera Cruz, além de tomar posse dela em nome do rei português.


 

Bibliografia indicada:

 

História das Religiões no Brasil

Autor: Brandão, Sylvana

Editora: UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)

Temas do livro: História do Brasil, Religião

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2017 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.