TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Confederação dos Cariris - resumo, história, objetivo

O que foi, objetivo, história, resumo, grupos envolvidos, bibliografia, informações, resistência indígena à colonização, conclusão, importância na História do Brasil

Cariris: luta contra a escravidão e ocupação territorial
Cariris: luta contra a escravidão e ocupação territorial

 

O que foi e causas

 

A Confederação dos Cariris foi um movimento de resistência indígena, ocorrido no Nordeste brasileiro (principalmente Ceará), entre os anos de 1683 e 1713. A principal causa deste movimento foi a oposição dos índios da nação Kiriri à presença e ocupação dos portugueses em suas terras. Os indígenas também eram contrários a ação de portugueses que escravizavam índios, os vendendo como mercadoria.

 

Durante os trinta anos, ocorreram revoltas indígenas e conflitos armados entre índios e forças militares da região. Até mesmo bandeirantes paulistas foram chamados pelas forças oficiais para combater o movimento dos cariris.

 

Objetivos da Confederação dos Cariris

 

Os indígenas queriam que os portugueses ficassem longe de suas terras. Combatiam também a escravidão e a tentativa dos portugueses de dominar os nativos brasileiros. Queriam, portanto, expulsar os portugueses de suas terras.

 

Informações importantes

 

- Embora o Ceará tenha sido o principal palco dos conflitos entre indígenas e “homens brancos”, estes também se espalharam por terras de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.

 

- Após o ataque de bandeirantes paulistas, os conflitos se espalharam, trazendo para o campo de luta outros povos indígenas como, por exemplo, os anacés, acriús, tremembés e canindés.

 

- A Confederação dos Cariris contou com a participação dos seguintes povos indígenas: Crateús, Cariús, Cariris e Inhamuns.

 

- Em 1633, antes da Confederação dos Cariris, os índios cariris haviam se unido aos holandeses para atacar os portugueses no Rio Grande do Norte. O ataque ao forte dos Reis Magos não foi bem sucedido, mas o evento mostra que já era antiga a revolta dos indígenas à presença portuguesa na região.

 

Como terminou

 

Em 1713, forças militares bem preparadas e armadas subiram o vale do rio Jaguaribe até o Cariri. Conhecedores do território, os militares mataram grande parte dos índios que encontraram na região. Desta forma, conseguiriam colocar fim ao movimento que ficou conhecido historicamente como Confederação dos Cariris.

 

Conclusão

 

Embora não vitoriosa, a Confederação dos Cariris representou um importante marco na História do Brasil, no que se refere a posição de resistência de várias nações indígenas contra a presença dos portugueses em suas terras. O movimento, assim como outros ocorridos, demonstra que o índio brasileiro não ficou imóvel e apático à escravidão e tomada de suas terras. Pelo contrário, se revoltou, lutou e resistiu em defesa de suas terras, da liberdade e da manutenção de sua cultura.


 

Bibliografia indicada:

 

- Caminhos Antigos e Povoamento do Brasil

Autor: Abreu, Capistrano J.

Editora: Itatiaia

Temas do livro: História do Brasil Colônia, Índios Brasileiros

 

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2015 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.