TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Batalha de Tuiuti - resumo, história

O que foi, história, local, resumo, países envolvidos, informações históricas, quem venceu, importância

Batalha de Tuiuti: uma das principais da Guerra do Paraguai
Batalha de Tuiuti: uma das principais da Guerra do Paraguai

 

O que foi (contexto histórico)

 

A Batalha de Tuiuti foi uma das mais importantes e sangrentas da história da Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Ocorreu no dia 24 de maio de 1866 em território paraguaio, mais especificamente às margens do lago Tuiuti. Nesta batalha campal, houve o confronto militar entre os combatentes do Paraguai contra os da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai).

 

Após cerca de seis horas de intensos combates, a Tríplice Aliança obteve uma importante vitória no contexto da Guerra do Paraguai. Muitos historiadores afirmam que a vitória deu mais força e confiança aos aliados, enquanto os paraguaios sofreram efeito contrário após a derrota.

 

Informações sobre a Batalha de Tuiuti

 

- Cerca de cinquenta e cinco mil homens participaram desta batalha.

 

- As forças paraguaias foram comandadas pelo general José E. Díaz. Já os combatentes da Tríplice Aliança foram comandados por Manuel Luís Osório (marechal brasileiro), Bartolomé Mitre (militar argentino) e Venâncio Flores (general uruguaio).

 

- O Paraguai foi para o campo de batalha com cerca de 23 mil militares. Já a Tríplice Aliança contou com cerca de 32 mil.

 

- Durante a sangrenta batalha, o lado paraguaio, que saiu derrotado, teve o maior número de baixas. Morreram cerca de 6 mil paraguaios e 4 mil da Tríplice Aliança. No geral, cerca de 12 mil soldados ficaram feridos durante a Batalha de Tuiuti.


 

Bibliografia indicada:

 

História da Guerra do Paraguai

Autor: Versen, Max Von

Editora: Itatiaia

Temas do livro: Guerra do Paraguai, História do Brasil

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2015 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.