TEXTOS, RESUMOS E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL


Governo Hermes da Fonseca - resumo, Política das Salvações, história

Período, resumo, características, Política das Salvações, crise e problemas deste governo, aspectos políticos, econômicos e sociais

Hermes da Fonseca: presidente do Brasil entre 1910 e 1914
Hermes da Fonseca: presidente do Brasil entre 1910 e 1914

 

Introdução

 

O marechal Hermes da Fonseca foi ministro da guerra do governo Nilo Peçanha entre 1906 e 1909. Gaúcho, da cidade de São Gabriel, foi um dos fundadores do PRC (Partido Republicano Conservador). Com forte apoio do coronelismo e dos eleitores da zona rural, Hermes da Fonseca foi eleito em 1910 e governou o Brasil entre 1910 e 1914.

 

Seu governo é marcado por instabilidades políticas, greves e, principalmente, revoltas que contestavam aspectos da política oligárquica.

 

Principais características e fatos históricos do governo Hermes da Fonseca:

 

- Apoio dos setores conservadores do país.

 

- Política econômica voltada para o desenvolvimento rural do país, com ações destinadas a valorização do café. Desta forma, adotou poucas medidas voltadas para o desenvolvimento industrial e modernização dos setores produtivos do país.

 

- Reprimiu os marinheiros que participaram da Revolta da Chibata em 1910.

 

- Criou a lei que tornava o serviço militar obrigatório no país.

 

- Enfrentou a Guerra do Contestado, revolta popular ocorrida da região sul do Brasil.

 

- Durante seu governou ocorreram greves (reivindicavam melhores salários e condições de trabalho) em várias cidades, que foram combatidas com força policial dos estados apoiados pelo governo federal.

 

Política das Salvações


Política em que Hermes da Fonseca interviu nos estados (com apoio de tropas federais), substituindo grupos oligárquicos por interventores civis e militares apoiados pelo estado. A justificativa governamental para tal ação era a busca da moralidade política e redução das desigualdades sociais no país. Porém, Hermes da Fonseca buscava, com esta política, diminuir o poder de grupos locais que faziam oposição ao seu governo.

 

Estas intervenções foram exitosas em alguns estados (Bahia, Alagoas e Pernambuco), porém fracassaram em outros (Piauí, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraíba).  No Ceará houve uma revolução (Revolução Cearense), que chegou a derrubar o governo colocado por Hermes da Fonseca.


 

Bibliografia Indicada:

 

O Brasil Republicano (volume 1)

Autor: Ferreira, Jorge Luiz

Editora: Civilização Brasileira

Temas: História do Brasil Republicano, governos brasileiros

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2015 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.